quinta-feira, 10 de junho de 2010

A polêmica sobre Cancellara

O assunto mais comentado do momento é o possível doping eletronico que supostamente Fabian Cancellara teria usado para ganhar algumas provas clássica européias. Como todos estão comentando eu também posso dar minha opinião...rs

Sobre o motor não há duvidas, existe, foi demonstrado no vídeo, há algo muito similar em bikes elétricas que andam por aí, só precisaria chegar num tamanho e peso aceitável.

Diferente dos tours e giros, as clássicas são provas de uma etapa apenas, onde é possível ser campeão numa fuga bem sucedida. São poucas as provas que dão essa oportunidades para ciclistas especialistas em contra-relógio ou passistas, como é o caso do Cancellara, que inclusive já havia ganho algumas delas no passado.

Agora se ele usaria um dispositivo desses para conseguir uma fuga e ganhar essas provas eu acho muito difícil sem ninguem perceber ou sem a informação ter vazado antes até na própria equipe.

Agora, observando as arrancadas no vídeo são no mínimo estranhas, principalmente em Flandres, onde sem levantar da bike ele acelera muito rapidamente e ainda consegue olhar pra trás. E reparem que instante antes, ele havia levantado do selim pra buscar a fuga, mas ao sentar no selim novamente é que surge a aceleração desproporcional.

Convenhamos alguém que esteja acelerando tão rapidamente e deixando os outros tão pra trás (que são a elite do ciclismo e não amadores ou sedentários) deveria estar fazendo uma força muito grande a ponto de só conseguir olhar pra frente e sem conseguir em pensar em nada mais.

Estranho é, no entanto pra mim ele é inocente até que provem o contrário.
Quem sabe ele realmente não é acima da média.

Video expllicando o possível doping eletronico


Video dando argumentos contrários ao e-doping

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rio 2016