segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pódio noTriathlon Long Distance no Rio de Janeiro

3º. Lugar na 30-34 no long distance do Rio. Em vez de me lamentar de vários pequenos problemas ou detalhes que não saíram como o planejado, e ainda da dor no joelho que atrapalhou, vou me ater ao resultado final e dizer que a prova foi show!!! E o resultado melhor ainda!!
Fim de semana gelado, frente fria, muito vento, garoa e ressaca no mar... tinha jeito melhor de iniciar na longa distância?
Não tive escolha, a previsão já era essa desde terça-feira passada, mas disso tudo sabia que pelo menos pra correr seria bom, que afinal é a minha pior modalidade.
Tudo preparado, fui pra prova no domingo, temperatura era por volta de 16 a 17 graus. Roupa de borracha liberada e mar relativamente tranquilo, pois a natação é no meio da baia de Guanabara, que é muito bem abrigado.
Largada tranquila, pouca gente, cerca de 70 a 80 atletas no long apenas. Me posicionei bem e comecei forte, fiz a primeira volta em 15min, entrei na agua novamente e fiz a segunda em 16min, fechando a água em 31min + cerca de 1minuto de  transição até a bike.
Na água percebi que estava bem posicionado, pois avistava logo a frente algumas toucas vermelhas que eram da elite. Sabia que eram algumas meninas, mas ainda assim, estar próximo delas e já ter passado uma delas era um bom sinal. Ao sair da água a Camila me avisou que estava bem próximo da elite. Fui empolgado pro pedal.
Saí pra pedalar tranquilamente sem forçar,  para sentir o ritmo, e logo percebi que o dia não ia ser fácil, ventava bastante do sentido Av. Brasil – Centro,  com a velocidade não passando de 34km/h. Em compensação ao retornar o pedal ficava fácil, tranquilamente se mantia velocidades acima de 40km/h sem forçar.
O percurso do Rio pra quem não conhece é um pouco duro, graças ao grande número de retornos e subidas leves do elevado. E pra piorar 4 voltas da mesma coisa.
A cada volta o vento foi aumentando, conforme foi chegando 11:00 da manha o vento foi só piorando e as velocidades caindo. Na última volta com o cansaço e com o vento era difícil manter mais que 30km/h no sentido contrário ao vento.
Me alimentei corretamente, conforme planejado e testado nos treinos. Duas garrafas de agua de endurox + 2 gels na bike + 2 bisnaguinha com peito de peru. (Recomendo)
Saí pra correr bem, com as pernas razoavelmente tranquilas e fazendo o ritmo previsto, por volta de 4:45, 4:50 e assim foi durante uns 5km. Estava num ritmo muito confortável, cardíaco e respiração sobre controle, sentia que tinha total controle da prova... mas ... A partir daí comecei a sentir o meu joelho direito (bichado), e o ritmo foi caindo, pra 5:00, 5:05, 5:10, 5:15 e as dores aumentando a cada km. No km 12 peguei um advil com a Camila e tomei, a dor amenizou mas a inflamação já estava grande e ainda incomodava bastante. Fiz os últimos 8K tentando manter o que deu, que ficou por volta de 5:15 e 5:20. Mas faltando 2km pro final, um cara se aproximou, apertei um pouco o passo e ele veio junto, temendo perder alguma posição importante, sprintei faltando ainda 1,5km, pra matar ou morrer...rs, aumentei o ritmo pra 4:05 e incrivelmente nessa hora não senti mais dor nenhuma, e ainda consegui suportar esse ritmo até a chegada, conseguindo manter uma diferença de 30segs do atleta que vinha atrás. Passei a linha de chegada com 4:51:15.
Tinha esperança de pegar um pódio, porque só havia 12 inscritos na minha categoria, mas em 3º. , não estava nem nos melhores dos meus sonhos.
Quando chamaram o 5o. e 4o. achei que não tinha dado, mas aí veio meu nome em 3o. e foi só alegria..rs
Curti a distância, pra nadar e pedalar é uma delícia, o ritmo é confortável o tempo todo, nada de hiperventilação. Porém pra correr é muito sofrimento, ainda mais com alguma dor que não seja só a muscular.
Agora é tratar do joelho e observar a recuperação pra decidir se continuo fazendo longs ou volto pra olímpico.

Sessão Maguila
Obrigado a todos os amigos pelos votos de boa prova, mensagens, twitts, e-mails preocupados, telefonemas... parecia até que ia fazer o Iron...rs  

Obrigado também pra aqueles que me acompanharam nos treinos longos de bike em alphaville, estrada velha, Carvalho Pinto... só pra citar alguns: Léo , Alaelson, Navarro, Batalha, Daniel, Felipe Pinho, Fabio Moreira, Sylvio, Tanaka, Girino, Robertinho, Sachi, Greif, Lu, Sidão, Lenise e todos os integrantes da família Trilopez. 
Obrigado aos meus coaches Diego (Big Boss), Paulinho e Gabriel (Running), Daniel (Bike), Lucas e Aninha (responsáveis pela grande evolução na Natação).

O Agradecimento principal, claro, tinha que ser pra minha especial companheira, namorada, noiva e esposa Camila, que além de respeitar e compreender toda a minha vontade em relação ao esporte, foi ela a responsável por eu ter voltado a praticar o esporte depois da lesão no joelho que tive em 2007 e que me deixou 2008 inteiro de molho. Por várias vezes quis vender a bike e desistir, mas ela não deixou.
Te amo Cá!

5 comentários:

  1. Ahê, moleque, mandou bem pra caralho!! O mundo das longas distâncias é legal, não é?

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez Parabéns Flavio, mando muiiiito bem. E correu pra caramba, sei bem o que é correr com dor no joelho, doí de +. Mas o ritmo foi ótimo. Agora e treinar pra carmba e é agente em Pira. Quem sabe eu consiga te acompanhar alguns Km.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Flávio !!! Uma excelente prova !!! Atingir uma performance dessa logo no primeiro long é para poucos. E que venha o Iron 2012 ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Animal...!!!!
    Trata esse joelho e segue nesse caminho boneca..!!!!

    Parabéns pela prova!!!
    Abs!
    Léo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cunhado!

    Apesar de às vezes te achar meio maluco com tanta disposição para treinar, trabalhar, etc...afinal, o triathlon não é mole, nos orgulhamos com seu resultado!

    Que você tenha saúde e fôlego para continuar se superando sempre!

    PS: Continua a saga da campanha...Chicão 2016!

    Bjs!

    Carla e Léo.

    ResponderExcluir

Rio 2016