domingo, 7 de março de 2010

Correr descalço??? A polêmica...

O Jefferson que é dono de loja de tênis Authentic Feet vai ter que me desculpar, mas esse tema está cada vez mais polêmico e saindo em todos os lugares, então tenho que comentar.

Já havia comentado aqui sobre a filosofia do tenis Newton Running, usado pelo Bicampeão Mundial de Ironman Craig Alexander, que propõe a pisada Barefoot, ou seja, a passada iniciada com o meio do pé e não com o calcanhar. De acordo com pesquisas, essa pisada é mais natural para o ser humano. além de ser mais econômica em relação a energia, por aproveitar a inércia do corpo para frente. 

Os estudos dizem que com o desenvolvimento dos sofisticados tenis de corrida com grande amortecimento, principalmente na região do calcanhar, desenvolvemos uma pisada não natural, com o início no calcanhar (Forefoot) e rolagem até as pontas dos dedos. Esse movimento tende a frear o corpo no primeiro momento para depois novamente embalar com o impulso dado contra o solo. 
Agora a nova polêmica que surgiu, com a publicação de um estudo na revista Nature, é a de que, correr descalço seja mais natural que correr com os grandes modelos de tenis atuais, e isso poderia evitar as lesões que acometem um grande número de praticantes hoje em dia. 


Existe até uma espécie de meia chamada Five Fingers que virou sensação na Europa e com certeza em breve veremos por aqui nos pés dos mais Early Adopters.
É lógico que não é qualquer um que pode sair por aí correndo descalço, sem nenhum preparo e já em grandes volumes. Nossos pés se acostumaram por anos com calçados e não estão preparados para tal mudança. 
Mas aí nos faz pensar também, durante milhões de anos o ser humano corria por aí, fugindo de predadores ou mesmo caçando e sem usar nada nos pés... E nunca ouvimos falar de índios ou ancestrais que sofriam de banda do trato ilio-tibial, ou canelite, ou condromalacia, se sofriam, a seleção natural, que Darwin explicou muito bem em seus estudos, resolveu o caso. Ou seja, viraram comida de leão ou morreram de fome e portanto a espécie não se propagou.
Isso conclui que nossos pés foram durante milhões de anos se adaptando ou se aperfeiçoando para sua principal atividade, andar e correr... E o homem simplesmente nos últimos 40 anos resolveu que sabia como melhorar isso. Será???

É claro que no mínimo os tenis são necessários pelos perigos que encontramos nos treinos, asfalto quente, pregos, vidros, obejtos cortantes, etc.

Fica claro também, que não indico que ninguém saia por aí correndo sem tenis, nem mesmo eu irei fazer isso, pelo contrário indico que comprem bastante tenis na Authentic Feet do Shopping Santa Cruz, onde voce será com certeza muito bem atendido.

Mas ficam duas conclusões, no meu ponto de vista:

- Os fabricantes de tenis terão que ficar atento a esses estudos e adaptarem nossos tenis para que cada vez mais a nossa passada seja a mais próxima possível do natural.
- Nós, por outro lado, podemos realizar educativos e correções graduais para mudarmos nossas passadas para uma mais barefoot, do que simplesmente pisar com o calcanhar com todo o impacto e deixar o tenis se virar. (Eu sigo tentando)


Um comentário:

  1. Muito fácil correr descalço lá fora, onde o asfalto é regular, plano e sem buracos ou rachaduras. Quero ver correr aqui, onde todo mundo joga lixo na rua, onde a limpeza pública é uma vergonha, onde o asfalto tá cheio de buraco, rachado e irregularidades (uma ondulação não percebida com uma passada com o dedão mais baixo e já viu a topada, né?), onde tem muito lugar onde não tem calçada, só mato sujo ou terreno baldio, onde as ruas tão cheias de pedrinhas arrastadas pelos temporais... não tem nem Vibram Five Finger que aguente!

    ResponderExcluir

Rio 2016