sábado, 30 de janeiro de 2010

Treino de transição USP (intensidade)

Treino bom de intensidade na USP. No final deu 60K de bike (com aquecimento e desaq.) e cerca de 7Km de corrida.
O treino foi dividido em voltas de 6K de bike e um tiro de cerca de 690m no balão do oceanográfico.
Os paces giraram entre 3:48 e 4:00min/km, os batimentos chegaram no máximo em 169... não entendo porque não passo disso... as pernas e o folego fritam, mas teoricamente tem espaço pra mais.

Testei o o tenis newton  , que tem toda uma física envolvida por trás na técnica de correr. A idéia é lançar o corpo pra frente e iniciar a passada do meio para a frente do pé e não com o tradicional calcanhar. Requer adaptação, pois muda a técnica da passada. O tenis é legal pra treinos assim (rápidos e curtos), mas quando corro mais lento com ele, sinto um pouco de dor no calcanhar. Descobri que o tenis não é pra pangarés como eu...rs

PS: O Betão mandou colocar aqui que não pedalei bem, porque fui ultrapassado pelo Batalha de MTB na subida... É verdade, mas tomar pau de um cara que tem 10:30 no IM Brasil é normal...rs

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Treino de transição no Riacho Grande

Aproveitei o feriado pra fazer um treino de transição completo no Riacho Grande com o grande Tanaka.
Prendi o Garmin na tira do óculos,pra marcar o percurso de natação, mas mesmo assim ele se perde um pouco na natação marcando 1570m, enquanto olhando no Google Earth não dá mais que 1350m.
Pedalamos 40K sozinhos sem vácuo. Estava um dia bom, clima por volta dos 27, 28graus, com sol e sem vento. Depois corremos 10K naquele sobe e desce infernal da estradinha velha.
Senti bastante na corrida, vai ser sofrido no internacional.
Tempos:
Swin 1350m em 22:10
Bike 40K em 1:06:00
Run 10K em 51:57
Total com transições lentas (monta, desmonta bike, põe e tira do carro) 2h:27min

Percurso de natação de acordo com o Garmin 310. Eu nado torto mas o Garmin me zuou..

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tudo reservado para o IRON 2010- só pra assistir por enquanto

Passagem comprada e mansão alugada pra assistir o Iron em Floripa em Maio.
Arrumamos uma Big House Trilopez que cabe até 15 pessoas. Vai ser muita bagunça, porque os atletas vão ficar em outras casas e pousadas. Muita torcida Trilopez!!!
Dêem uma olha no naipe da casa... Saiu uma bala... tsc tsc... mas vale a pena...rsss
Quem sabe em 2011 estaremos de novo por lá, mas aí pra fazer a prova.


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Assaltos na USP

Vou relatar o que ouvi de duas pessoas que escutaram o relato da própria boca do Mario Sérgio (Run & Fun).
Todos nós sabemos de vários casos de assaltos na USP, principalmente pra cima da subida da química e nas proximidades do portão 3 e Hospital Universitário, portanto vale como mais um alerta para não perdermos nossas magrelas por lá.

Sábado 09/1, um atleta da Run&Fun treinava na subida da Biologia com uma MTB, quando foi abordado por alguns bandidos armados que levaram a sua bike e seu relógio. Esse aluno voltou para o zerinho onde fica a Run & Fun e relatou o assalto para o Mario Sérgio. Imediatamente o Mario ligou pro chefe da favela que existe atrás da USP onde ele realiza um projeto social.
Falou pro cara "Quem roubou o meu aluno, não falei que não era pra roubar meus alunos...". Resumindo o relato: o tal cara passou um rádio,  levantou quem foi a pessoa que roubou o aluno, mandeu devolver a bicicleta imediatamente, que reapareceu em menos de 1 hora... O aluno ao receber a bicicleta falou que tinha o relógio também... Após outro telefonema o relógio também foi devolvido.
Os bandidos ainda alegaram que somente roubaram o cara, porque o mesmo não estava com o uniforme da Run&Fun. Isso porque o cara era novato na equipe e ainda não tinha o uniforme... É mole.
Ou seja, todo mundo sabe quem são os caras, mas a polícia não faz nada, muito menos a guarda do Campus... esses caras continuam nos roubando e frequentando tranquilamente a universidade.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Fast Triahtlon em Santos



Prova no geral bem legal, muito bem exibida, com imagens dos atletas até dentro d água. Serve como divulgação do esporte no Brasil. O duro é ficar explicando pros meus amigos agora que as provas que faço não tem esse lance de 3 baterias, com descanso.

Problemas com a prova:
1) Nível fraco dos outros países.
Cade o time dos USA? Que espanhóis eram aqueles, tomando volta num percurso de 1,3Km?? Bater em bebado não tem graça.

2) Nível dos atletas brasileiros
Há muito tempo que o Shiro não está bem e o Juraci muito menos. Acredito que o mais correto seria levar os atletas com melhor ranking ou em melhores condições atualmente. Obviamente Colucci e Sclebin deveriam estar entre eles.

3) Vácuo da moto
Foi visível o Shiro utilizando o vácuo da moto que o filmava para abrir vantagem na bike. Adorei ter visto ele ganhar uma bateria. Mas temos que dar igualdade de competição para todos.

sábado, 16 de janeiro de 2010

ITU e sprints espetaculares

Essa foi dica do pequeno grande Ironman Alê Batalha.
Todos sabem que o circuito ITU é super disputado e é onde está a nata dos triatletas olímpicos.
Com isso, não é raro ver as etapas sendo definidas por questões de segundos e quase sempre nos últimos metros.
Assim invariavelmente os atletas sprintam e o que vemos são chegadas espetaculares...mas nenhuma se compara a essa do circuito em 2005 onde os atletas literalmente se jogam na linha de chegada.
http://www.youtube.com/watch?v=avkQzrfFAEM&feature=related

Mais duas chegadas em sprint bem legais:
Bevan Docherty
http://www.youtube.com/watch?v=dge42y3Gof4&feature=related

Dimitry Polyansky dando pau no Javier Gomez que fica bravinho e quebra um Oakley que deve valer uns 900 contos.
http://www.youtube.com/watch?v=ovqSGDJrcUE

Em busca de melhor forma

Semana boa de treino. Corri um pouco melhor mas estou muito fora de forma ainda. Sofrendo pra manter 5min/Km, vamos ver se semana que vem já dá uma boa melhorada.
O pedal também tá fraco, não encaixa, até o selim incomoda. Isso que dá ficar quase 1 mês parado.

Hoje o treino na USP foi pesado na parte da corrida. 4 transições só com subida, tanto na bike quando na corrida que era no bosque da física na USP. Cada volta era 3 Km de bike com subida da química e mais 4km sendo 3Km dentro do bosque com subidas e descidas. Com aquecimento e desaquecimento deu um volume de 35K de bike e 15K de corrida.

Percurso de bike:


Percurso de corrida com 3 voltas no bosque:

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bola pra frente ... A dor/sofrimento é passageiro...

Boas notícias, treininho na USP com certo incômodo no joelho mas realizado por completo.
Comecei o treino com dor no joelho ainda na bike, mas conforme foi aquecendo a dor foi sumindo e deu pra ir:
Bike 55K - média 32,5Km/h  (rodagem leve)
Run 7,8K - média de 5:29 min/Km

Testei a nova aquisição o Garmin Forerunner 310 XT, que foi aprovadíssimo. Configurei uma modalidade bike e uma de corrida, com dados distintos, e na transição troquei de 1 para o outro. O relógio automaticamente já entende que mudou de modalidade e começa a marcar os dados referente a segunda modalidade.

Depois passei os dados pro computador e joguei no google earth... simplesmente perfeito. Recomendo.
Obs: Não serve pra usar como relógio no dia a dia. A bateria só dura 20horas, não existe um modo de power saving para durar muito mais tempo enquanto não estamos treinando.

Mapa gerado com o percurso de corrida na USP(clique para zoom):

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Volta aos treinos não muito boa

A diminuição muito forte no ritmo de treinos nas férias, ao contrário do que planejei não me fez muito bem.
Voltei a sentir o joelho na corrida e estou com uma dor no calcanhar... To precisando de um chassi novo, o 3.1 tá pesando...rss

A semana de treino começou péssima, espero que melhore:
Segunda: Tentei acordar cedo pra correr no Ibira e não consegui acordar. Fui pra academia depois do trabalho nadar e descubro que a piscina está interditada. Fui correr na esteira e o joelho começou a doer bastante me impedindo de correr mais de 20min

Terça: Acordei atrasado pra pedalar, cheguei na USP, montei a bike, saí pra pedalar e com 5km de treino, passei num buraco e o pneu furou. Fui trocar e descubro um rasgo no pneu. Fim de treino de bike. Tentei trotar pra ver o joelho e com 12minutos a dor ficou insuportavel no joelho e no calcanhar... SAI ZICA!

Aproveitando, o asfalto da USP está cada vez mais precário e remendado... difícil pedalar com segurança assim. Já não basta termos que acordar super cedo pra não concorrer com os alunos e ainda disputar a raia com os maus motoristas que usam a USP para fugir do transito, temos que nos preocupar em escapar dos buracos. Esse foi o segundo pneu que perco em menos de 1 ano na USP rasgado por buracos. Fora as camaras que já perdi a conta.

Alguém conhece algum lugar melhor pra se pedalar em SP??? Dêem sua sugestão.
Já ouvi falar da base aérea em Guarulhos mas pra mim é muito longe.

Fotos dos treinos nas férias


Rio 2016