domingo, 9 de maio de 2010

Triathlon - Capital x Interior

Vim pra Uberlândia no fim de semana das mães, visitar a família da minha noiva. E todas as vezes que venho pra cá me lembro como a vida em geral é mais simples e mais fácil no interior. E pra treinar então....nem se fala.

Pra correr, basta calçar o tênis, abrir o portão e sair correndo pelas ruas, que são calmas, arborizadas e com poucos carros.

Pra pedalar basta pegar a bike e sair também, com 5minutos voce já dá de cara com alguma rodovia, com ruas largas e poucos carros, super tranquilo e seguro.

E pra nadar? Aí sim é imbatível. Com 5 minutos de qualquer lugar você chega a uma academia ou até a um clube. E aí amigão, não tem essa coisa de piscina de 17m, 18m, 21m como em São Paulo, as piscinas do club são 1 olímpica (50m) e mais uma semi-olímpica (25m) aquecida. Pro gosto do freguês. Em Volta Redonda percebo a mesma coisa, o club do qual era sócio tinha nada menos do que 4 piscinas. Agora vai tentar ser sócio de um club em SP, Pinheiros, Paulistano, Hebraica, sem condições.
Não vou nem comentar sobre os lagos e represas pra se treinar natação em águas abertas.

No interior ainda há como variar bem os treinos. As opções de circuito são grandes, entre terra e estrada... Sigo o blog do Ciro e fico impressionado quando ele diz que fez X km de MTB, correu na terra, depois nadou na sequencia. Penso como é possível toda essa logística e as vezes no mesmo dia... e mais, em alguns casos ele fala que foi no horário do almoço, num dia de semana.
Em São Paulo é pelo menos 30minutos de transito pra fazer qualquer coisa.
Na capital ganhamos com melhores treinadores, assessorias, equipamento esportivo, lojas, fisioterapeutas, médicos e tratamentos, mas no interior a logística pra treinos ganha fácil.
Grandes exemplos de sucesso treinando no interior são o Reinaldo Colucci que treina no Dahma em São Carlos, Vanessa Gianini em Campinas, Ciro em Leme e todos os triatletas de Santos, Galindez, Carla Moreno, Fabio Carvalho, Fred Monteiro e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rio 2016