domingo, 23 de maio de 2010

Borracharia Trilopez - 13 atletas e 11 pneus furados

A semana e o treino de sábado


Antes de mais nada, vamos falar sobre a semana show de treinos, apesar do frio, todos os treinos previstos foram cumpridos e muito bem realizados.
No sábado uma transição de 50K Bike + 12K Run em ritmo super. Pedalei na boa e saí pra correr com o Fabio (carioca). Já sabia que o cara ia puxar, e essa era a intenção, fazer uns 12K um pouco mais forte do que o previsto.
Mas imaginava fazer algo como 4:50 de pace. Pra minha surpresa o cara já começou mandando 4:45... e finalizamos o treino a incríveis 4:10. Fazendo um pace médio de 4:39.
Depois de um treinão desse o certo era tirar o domingo pra Day Off. Mas lá vem o Léo Agostinho chamar pra pedalarmos no domingo com os ciclistas da Trilopez... 90K na imigrantes/rodoanel com rodas ZIPP.
O capacidade que esse menino tem de convencer as pessoas... não é a toa que é comercial. E olha que já havia dito pra ele milhões de vezes que roda de prova é pra prova e não pra treino.

Domingo chuvoso e treino de troca de pneus
Como combinado, acordei, tomei café, me vesti, isso tudo depois da minha esposa insistir pra eu não ir e ficar com ela pq tava muito frio. Mas treino programado deve ser cumprido. Olhei pela janela e vi o primeiro mal sinal, presságio... e não era um gato preto, mas sim o chão molhado. Mandei um SMS pro coach e pro Sidney perguntando " E aí vai ter treino mesmo com esse chão molhado?". Em 5 segundos chegou a resposta dos meus caros amigos disciplinados e viciados, "Claro... SIM... Tudo matido".
Nos encontramos, Eu, Léo, Luis Porto, Sidney, Silvio, Roberto Sachi, Robinson 1/2 Kg, Alaelson, Felipe Chad, Felipe, Coach Daniel, Franco e Luis Carioca (13 atletas) em frente a casa do Sidney. E aí, o segundo mal presságio, Luis Porto percebe seu primeiro pneu furado. Em 5 minutos conserta e quando íamos sair percebe que o pneu furou pela segunda vez... Total km pedalado 0(zero) e já 2 pneus furados. 
Com um câmara emprestada ele troca pela segunda vez. Saímos pela Ricardo Jafet e pouco depois do Shopping, "pára, pára", furou mais uma vez o pneu do Luis (3a. vez), até aí tinham 6Km de pedágio e fazia um frio, vento e chuva fina. As bikes e os novos uniformes que estreávamos já estavam enlameados. +10minutos parados para a troca, e seguimos retomando. Nessa hora vem o 3o. e maior mal presságio, um tiozinho de barra forte nos ultrapassa a 22km/h, estávamos retomando a velocidade depois do 3o. furo do Luis... era o Sinal Divino... um cara na barra forte ultrapassando 12 caras bem treinados, com bikes de contra-relógio e rodas Zipp... pára e volta pra casa!!!!
Mas seguimos, passamos o tiozinho e até o tiramos um sarro dele... (acho que foi praga dele...rs)
Mais uns 5km e "pára, pára" Silvio furou pneu.... opa opa, o Sidney tb.  15Km de pedal e já 5 pneus furados. É hoje!!!! Mas vamos que vamos.... mais 5Km e POW!!! Estoura do meu lado o Tubular do Léo, e cadê o pneu sobressalente??? Não levou.  
Nessa hora acontece a primeira decisão sensata do dia, Franco o iluminado e Luis o Inteligente dizem: "Léo, fica tranquilo, vamos voltar, pegamos o carro e te buscamos". Decisão acertada 6 furos em 20Km, algo está muito errado.
O restante seguiu, entramos no Rodoanel e aí sim começamos a embalar, 43, 45, 42... média subindo, revezando vácuo, aquecemos e embalamos... mas na primeira boa subida...."pára, pára". Furo o pneu do Filipe Chadinho... mas aí tinhamos andado uns 15km sem um furo... já era lucro. Fizemos a contagem e ainda haviam 5 camaras novas, então dava pra seguir. 
Fizemos o retorno nos 45K, pedalamos mais um pouco e mais um pneu do Silvio furado, mais 5K e outro do Sidney... recorde mundial, 55K e 9 pneus furados.
Pneus consertados, conseguimos embalar e a média foi subindo, fizemos uns 20K bem forte, até que já na imigrantes, POW.... opa acho que agora foi o meu, olho pra trás e tá lá meu tubular indo pro espaço. E cadê o reserva, no carro (Inteligente!!!). Parei imediatamente pra não estragar a roda e quando olho pro lado, uma puta favela, e placa de 1km pra Diadema. Pensei, não é um bom lugar pra ficar parado esperando resgate com uma Cervelo P2 com rodas Zipp 808. 
Tirei a sapatilha e fui correndo empurrando a bike, sob a escolta dos meus caros amigos de treino. 2Km pra frente avistamos um posto do Frango Assado, liberamos a galera pra seguir em frente e ficou combinado que o Sidney buscaria o carro pro resgate. Nessa hora, "opa, opa", não é que o incansável Luis Porto percebe que o dele também furou mais uma vez (4a.). Bom, mais um para esperar o resgate. 15 minutos depois chega o Sidney pro resgate.
Saldo 75K rodados, média de 33Km/h com 11 pneus furados, sendo 2 tubulares que explodiram literalmente.
Eu sempre digo "Aquilo que começa mal tende sempre a terminar mal!".
Confiram o relato do Léo... só que ele só viu da merda a primeira metade...rs





domingo, 16 de maio de 2010

Ótimos treinos na semana

Essa semana foi ótima em relação aos treinos, mas cansativa. E mesmo com o frio que fez em SP, consegui ir a todos os treinos planejados na planilha, exceto um treino de corrida leve na sexta-feira de 50 minutos, que não fui pra resolver alguns problemas pessoais.
Quinta-feira, no treino de bike foram 40K com 6 subidas da química e um frio de 10graus.
Sábado, o treino na USP foi perfeito, 6 séries progredindo de 8,5K de Bike + 1,5 de corrida, paces:
1)Bike média 32,8 km/h, corrida 4:41
2)Bike média 35,0 km/h, corrida 4:34
2)Bike média 35,9 km/h, corrida 4:25
2)Bike média 36,5 km/h, corrida 4:14
2)Bike média 36,2 km/h, corrida 4:08
2)Bike média 38,0 km/h, corrida 4:04

Hoje, domingo, fui pra estrada velha pra fazer um treino leve, com os amigos do Abril. O Lucas (meu prof. de natação) e o Fabio Carvalho, que vai pro Iron daqui a 15 dias. Mas treino de natação com esses caras nunca é leve. Fizemos 2000m na represa, eu pra 31:46 e eles pra uns 29:30... voaram e eu sofri. Saímos pra pra pedalar 80K leve, mas fomos progredindo, chegando numa média de 33km/h. Mas faltando 10K pro final o Fabio provavelmente passou num olho de gato e caiu. Mas felizmente nada mais sério, a não ser o susto e muitos ralados que devem incomodar um pouco na natação essa semana. No final o volume da semana foi ótimo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Chris Lieto, Chris McCormack e Chrissie Wellington no Time Trial do Tour da California

Alguns intrépidos triatletas irão participar de uma etapa de Contra Relógio no Tour da Califórnia. Será uma boa oportunidade de ver alguns triatletas competindo contra ciclistas. Não dá pra comparar o volumes de treinos de bike entre triatletas e ciclistas, mas mesmo assim tenho certeza que pelo menos o Chris Lieto irá dar muito trabalho e ficar na frente de muitos ciclistas.
É óbvio que os triatletas não irão focar o evento e provavelmente não irão fazer algum polimento, pelo contrário devem estar nos seus períodos de base, já que o Iron é só em Outubro. Por outro lado essa será a 7a. etapa do Tour e portanto alguns ciclistas já estarão também um pouco desgastados.
Será um evento interessante. Veja mais detalhes...

domingo, 9 de maio de 2010

Iron Floripa 2010 - Quem Leva?

Faltam 3 semanas pro Iron. Estarei lá pra assistir e torcer.
Minha aposta é no Colucci. Já beliscou 2 vices e acho que esse ano é dele. Apesar de o Luke e o Petr poderem estragar a nossa festa. Corre literalmente por for o Santiago, que normalmente faz as melhores corridas do dia, se conseguir se manter bem no pelote da frente na natação e bike é um seríssimo candidato.
Fiz uma enquete ao lado. Façam suas apostas.

Triathlon - Capital x Interior

Vim pra Uberlândia no fim de semana das mães, visitar a família da minha noiva. E todas as vezes que venho pra cá me lembro como a vida em geral é mais simples e mais fácil no interior. E pra treinar então....nem se fala.

Pra correr, basta calçar o tênis, abrir o portão e sair correndo pelas ruas, que são calmas, arborizadas e com poucos carros.

Pra pedalar basta pegar a bike e sair também, com 5minutos voce já dá de cara com alguma rodovia, com ruas largas e poucos carros, super tranquilo e seguro.

E pra nadar? Aí sim é imbatível. Com 5 minutos de qualquer lugar você chega a uma academia ou até a um clube. E aí amigão, não tem essa coisa de piscina de 17m, 18m, 21m como em São Paulo, as piscinas do club são 1 olímpica (50m) e mais uma semi-olímpica (25m) aquecida. Pro gosto do freguês. Em Volta Redonda percebo a mesma coisa, o club do qual era sócio tinha nada menos do que 4 piscinas. Agora vai tentar ser sócio de um club em SP, Pinheiros, Paulistano, Hebraica, sem condições.
Não vou nem comentar sobre os lagos e represas pra se treinar natação em águas abertas.

No interior ainda há como variar bem os treinos. As opções de circuito são grandes, entre terra e estrada... Sigo o blog do Ciro e fico impressionado quando ele diz que fez X km de MTB, correu na terra, depois nadou na sequencia. Penso como é possível toda essa logística e as vezes no mesmo dia... e mais, em alguns casos ele fala que foi no horário do almoço, num dia de semana.
Em São Paulo é pelo menos 30minutos de transito pra fazer qualquer coisa.
Na capital ganhamos com melhores treinadores, assessorias, equipamento esportivo, lojas, fisioterapeutas, médicos e tratamentos, mas no interior a logística pra treinos ganha fácil.
Grandes exemplos de sucesso treinando no interior são o Reinaldo Colucci que treina no Dahma em São Carlos, Vanessa Gianini em Campinas, Ciro em Leme e todos os triatletas de Santos, Galindez, Carla Moreno, Fabio Carvalho, Fred Monteiro e outros.

sábado, 1 de maio de 2010

Como se sair bem na maratona do Ironman e treinos da semana

Texto técnico sobre como treinar pra fazer uma boa maratona de Iron
Recebi esse texto do Leopoldo ex-Trilopez que está se preparando pro Iron Floripa 2010.
Achei super interessante e relevante.



Treinos da semana
Os treinos semanais foram bons,só precisei matar um treino de natação na sexta-feira por causa de um inflamação que me deu uma íngua também. No geral o volume foi ótimo 9K Swin, 130K Bike e 44K Run que irei completar amanhã com 10K na maratona de SP.

Rio 2016