domingo, 26 de setembro de 2010

Fim das férias - Retorno aos treinos rumo a Pira 2010

Volto ao trabalho amanhã e com a volta a rotina, fica mais fácil encaixar a rotina de treinos também. O joelho está bem melhor, já consigo correr 10k, vou progredir aos poucos para não inflamar novamente. Não sei se dará pra fazer os treinos de corrida conforme a planilha ou conforme eu gostaria para chegar no melhor da forma em novembro.
Não cheguei a ir a nenhum médico ou fisioterapeuta para ver a lesão. Como foi um problema que já tive no passado e já conheço, tratei por minha conta. Usei a  receita básica que funciona: muiiito gelo, pelo menos 3x ao dia por pelo menos 20min, muiiiito alongamento e NÃO parar totalmente, mantendo trotes de 20min.

A ideia de não parar totalmente apesar de ir contra o que a maioria dos médicos e fisioterapeutas recomendariam é simples. Quando você para totalmente voce perde alongamento, resistência, força e musculatura, então quanto tenta voltar, por mais que a inflamação tenha melhorado,  a tendência é voce estar mais encurtado (sem alongamento) e mais fraco, isso fará com que a exigência será maior nos tendões e portanto a inflamação pode piorar.
Fiquei quase um mes parado ou treinando muito leve, mas na ultima semana deu pra treinar um pouco melhor pra não sofrer muito no retorno a planilha.

Rumo a Pira, que era o planejamento. Pra 2011 irei rever se o melhor é voltar para provas de curta distâncias, que exigem menos de nossas articulações, além de ser mais emocionante na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rio 2016