segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Internacional de Santos

Falta uma semana por Internacional de Santos.
Não consegui treinar como deveria, ou como treinei para os dois últimos longs.
Graças ao apartamento que acabei de receber as chaves e estou tendo muito trabalho com reforma, curso noturno de 2 a 3 vezes por semana na empresa, mais o site PopCupom.

Mas consegui fazer alguns treinos de intensidade. Esse sábado por exemplo, deu um treino bom.

Transição 40K bike + 10K corrida, na USP, sendo:

Bike 10K médio, 20K TT + 10K soltando
10K médio = 35,5km/h de média
20K TT revezando vácuo = 40,8 Km/h (Graças ao Chad...rs)
10K soltando 32,5Km/h

Depois a  corrida deu:
2,3 Km a 4:01 min/Km  (forte)
2,3 Km a 4:50 min/Km  (médio)
2,3 Km a 4:49 min/Km (médio)
2,3 Km a 4:18 min/Km (forte)

Essa semana é realizar mais algumas intensidades curtas e polir pra Domingo e fazer a dança da chuva, porque ouvi dizer que está fazendo 37 graus em Santos.

Aproveitando, quem quiser se refrescar num boteco bacana, segue a promoção do Santa Esquina no PopCupom... 4 chopps + uma porçaõ de pastel por só 14,99.

domingo, 23 de janeiro de 2011

I´m back ...

Depois das festas, férias, e um site de compra coletiva implantado (www.popcupom.com.br), estou de volta a rotina de treinos.
Readaptando ainda a rotina, mas já tá dando pra pegar o ritmo novamente.
A idéia esse ano é focar no 70.3 de Penha e talvez de Miami, pra aproveitar para viajar pros US e ainda de quebra encaixar uma prova. De resto provas alternativas entre shorts e olímpicos pra se divertir. E pretendo fazer um Xterra pra conhecer.

Abaixo o calendário pretendido:
20/02/11 Internacional de Santos SP
20/03/11 Triathlon Olimpico RJ
03/04/11 Travessia dos Fortes RJ
10/04/11 Long Distance Caiobá PR
30/04/11 Xterra Itapira  SP ou 07/05/11 Xterra Indaiatuba SP
27/08/11 IM 70.3 Penha SC
30/10/11 IM 70.3 Miami

sábado, 4 de dezembro de 2010

Provas Alternativas de Triathlon

Essa semana foi comentado no twitter sobre duas novas provas de Triathlon organizadas pela SB5 eventos que promete agitar o mercado de provas. A SB5 eventos é a mesma empresa que organiza o GPI (Grand Prix Internacional) em Camboriú, que conta com a modalidade de Triathlon Contra-Relógio para os profissionais.
A primeira prova anunciada será um short realizado em SP, o que será uma ótima opção para aqueles que, como eu, não aceitam mais pagar uma fortuna para fazer o antiquado Trofeu Brasil, que por sinal esse ano esvaziou totalmente.
A segunda prova será uma distância totalmente diferente com 1000m de natação, 100K de bike e 10K de corrida, uma prova que irá beneficiar aqueles que tem no pedal sua melhor modalidade. Enquanto as provas ITU beneficiam os grandes nadadores e as provas da WTC beneficiam os grandes corredores, chegou a vez dos ciclistas.
É aguardar as datas e locais para colocar no calendário.
Treino de transição hoje 40K bike + 10K corrida, médias 35km/h na bike e 4:48 de pace na corrida.

domingo, 21 de novembro de 2010

Missão dada é missão cumprida! - Sub 5 em Pira 2010

Tudo começou em 2007, ano que entrei de vez pro triathlon, e comecei a treinar com a assessoria Trilopez. A minha evolução foi tão rápida no início, treinando com a equipe, que me empolguei e me inscrevi pra Pira no final do ano.
Por ignorância, e ganância, diminuí demais a musculação e aceitei perder muito peso durante os treinos preparatórios para o Long Distance Pirassununga 2007, pois ao perder peso passei a correr melhor e mais rápido.
Resultado, arrumei uma tendinite grave no joelho por conta de um grave desequilíbrio muscular. Com isso, perdi o ano de 2008 inteiro sem conseguir treinar, inclusive bike, pois o joelho doía muito. Cheguei a pensar em desistir do triathlon por várias vezes e vender minha bike. A Camila, minha esposa,  que não deixou.
Desde então essa prova estava "atravessada" na minha garganta... Depois do retorno em 2009 aos treinos, porém só em shorts e olímpicos, decidi tentar um long em 2010. Fiz o meio do Rio, e muito mais consciente dos treinos e do meu corpo, deu certo. A tendinite apareceu na prova novamente, porém dessa vez foi muito mais pelo aumento do esforço do que por desequilibrio muscular. Dessa vez caprichei na musculação, alongamento, e não perdi massa muscular..
Mas faltava Pira... e hoje foi tudo perfeito, cravei 4h:47min numa prova em que o calor quebrou muita gente boa. Missão dada é missão cumprida capitão...rs!

O dia começou nublado, cerca de 23graus no termômetro do odômetro bontrager. Durante a bike foi esquentando e chegou a 34graus. Já na corrida o sol veio com tudo e aí o bicho pegou.

A natação
Natação em Pira é apanhar sempre... e não deu outra, mais de 500 pessoas nadando ao mesmo tempo, bastante troca de carícias aconteceram. Não senti o nado encaixado, mas saí da água com os previstos 32:00, que tinham exatos 1900m de acordo com o Garmin.

A bike
Comecei a pedalar e coloquei na cabeça que tinha que ir bem porém sem forçar muito, porque sabia que a corrida ia derrubar muita gente. Comecei solto, mas com as pernas descansadas e sem vento tava fácil andar acima de 40km/h, só caía com as subidas. Passei a primeira volta com média de 38km/h no cateye. Pensei, tá forte, dá pra segurar um pouco.
É muito triste ver como tem gente no triathlon sem espírito esportivo. Vi muita gente mal intencionada pegando vácuo na cara de pau mesmo há menos de 2m do cara da frente. O percurso em Pira favorece o aparecimento de pelotões, mas pude perceber que o problema mesmo é a falta de caráter de alguns. Sim é possível fazer um pedal honesto lá, mesmo saindo no bolo da natação, que é o meu caso. Confesso que na primeira volta é complicado manter 10m do cara da frente, visto que está todo mundo embolado, mas na segunda e terceira volta é super tranquilo ficar bem longe do da frente. E fui o que procurei fazer a prova inteira, afinal minha luta entra contra mim mesmo e meu tempo, pois queria baixar um pouco os 4:52 do Rio.
Fui deixando a média cair aos poucos e já na terceira volta estava em 37,5km/h no cateye e 36,8km/h no Garmin (com a transição). Senti um pouco o cansaço já na quarta volta, mas fechei o pedal com 36.3km/h de média já com as duas transições, 37.1km/h no cateye.

A corrida
Saí pra correr bem, sentindo as pernas boas, coloquei um ritmo de 4:58, 5:00 e estava indo bem, fui assim até o km 6, aí na parte de terra senti o calor e a falta de água nesse trecho e média caiu pra 5:05, 5:10 e fui assim até o km18, alternando em momentos bons e não tão bons... Depois do km 18 as pernas endureceram e foi rezar pra chegar... sofri mais nos últimos 3km do que em toda a prova. Logo que saí pra correr aconteceu o que sempre acontece comigo, por ser minha modalidade mais fraca, muita gente me passa logo no início da corrida, pois são pessoas que pedalam bem, mas que correm bem também. Mas depois dos primeiros 10k algo diferente começou a acontecer, comecei a ver muita gente andando, desistindo, quebrando e comecei a passar bastante gente...Percebi que ter respeitado meu ritmo no começo e não me empolgar surtiu efeito no final, enquanto a galera foi quebrando eu consegui manter razoavelmente o ritmo.
Fechei a corrida pra 1:48, dado o calor, acho que foi bom.

Total: 4:47:30, 22o. lugar na categoria(corrigido), que tinham 110 atletas.

Pra se ter uma idéia do nível da categoria 30-34 esse ano, o Ciro Violin foi o 3o. na 30-34, com 4:13... e logo na sequencia veio o 4o. e 5o. lugar... ou seja, pra pegar pódio precisava meter 4:15 (sobrenatural).

Pra completar, Camilinha meteu 5:31, 10min a menos que ano passado e levou o 2o.lugar na categoria.
Final de semana perfeito!

domingo, 14 de novembro de 2010

1 Semana pra Pira 2010

O que dava pra fazer foi feito como treinamento pro long de Pirassungunga... Pedais de 120, 110, 100, 90, 80. Corridas de 12,14,16,18.
Essa semana é só manter o corpo ativo, e preocurar se recuperar bastante, pois final de temporada e treinando pra long não foi fácil. Senti por várias vezes muito cansaço e o corpo dando sinais de que precisava descansar.
A categoria 30-34 está bastante concorrida, 105 atletas inscritos, dentre eles Rafael Brandão, Arthur Ferraz, Ale Gantus, Mauricio Letzow,Arthur Alvim ... a briga vai ser boa... entre eles...rs
A minha expectativa em relação a prova é apenas fazer um bom pedal, mas que não prejudique minha corrida. E mesmo que esteja quente, tentar não quebrar na corrida, correndo bem próximo de 5min/km.
Desejo boa prova a todos que irão participar e torcer para não estar tão quente, já que por aqui em SP anda tão frio que não dá nem pra simular a prova em Pira.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bike fit Retul e treinos

Semana passada foi punk. Longo de 18,5k durante a semana, 60bike/12run no sábado e 120k bike no domingo, depois de ter iniciado a semana com o 100K bike do domingo passado. Resultado: ameça de gripe e início de overtraining. Nada que um OFF bem tirado na sexta e mais 10horas de sono não resolvessem. Impressionante como melhorei e a gripe não chegou.

Agora vamos ao assunto interessante. Tenho visto vários atletas brasileiros, principalmente os profissionais, comentando que fizeram o Bike Fit com o sistema RETUL. Trata-se de um sistema inovador e altamente tecnológico que permite a captura de movimentos tridimensionais, análise instantânea dos dados e ajuste milimétrico da posição do atleta durante a pedalada.
Durante o processo, vários sensores são instalados no atleta em pontos importantes como cotovelo, joelho, quadril e tornozelo, com isso o sistema captura as informações em 3D durante o movimento e as passa ao computador permitindo a análise correta, eliminando adivinhações e  proporcionando um ajuste ideal para o atleta.

Primeira dúvida, será que funciona??? Bom, boas referências o método tem, pois nomes como Chris Lieto, Crowie, Norman Stadler, Lance Armstrong e Mirinda Carfrae realizaram fit com o sistema.

Segunda dúvida, onde fazer no Brasil?
AVANTI SPORTS em Moema SP (www.avantisports.com.br)
Felipe Campagnolla em Campinas (fcampagnolla@uol.com.br)
FCA Sports em BH (www.fcasports.com.br)
Outros

Difícil descrever em detalhes o processo, melhor ver os vídeos abaixo ou ler mais no site do RETUL


Crowie no Retul


Norman Stadler (The Norminator)

domingo, 24 de outubro de 2010

Semana planilha 100%

Essa semana foi ótima pra treinar. Não descansei depois da prova do Rio, só peguei leve na segunda com natação tranquila, depois segui a planilha 100%. O volume ficou muito bom 9,5k natação, 240k bike e 42k corrida.
Mais duas semanas como essa e é hora de desacelerar pra Pira.

Sábado um treino de 60k pedal + 10k corrida , com média na bike de 35km/h na USP e 4:40min/km na corrida mesmo com a subida da biologia.

Domingo, 100K pedal em alphaville, com média também boa, 34km/h, com vento e ajuda dos amigos da Trilopez (Robertinho, Luis, Navarro).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

3a. Campeonato Estadual de Triathlon Olímpico

Domingo foi dia de mais uma etapa do estadual do Rio de triathlon olímpico. Foram 3 etapas no campeonato, das quais me inscrevi em todas, no entanto não corri a segunda por uma gripe na véspera. Nas outras duas etapas quebrei na corrida pelo forte calor que faz no aterro do flamengo.
No entanto o circuito está de parabéns, bem organizado, bom percurso, distâncias respeitadas, alto nível dos atletas, em geral um ótimo custo benefício com inscrições a 90 reais.
Ano que vem pretendo fazer mais algumas etapas lá, se possível sem quebrar... o único ponto ruim é que morando em SP a viagem é desgastante e cansativa pra um fim de semana normal.


A prova
Largada por volta das 9 da manhã, já com um forte calor, diferente da previsão, não havia uma nuvem no céu. A água pelo menos estava fria e portanto alguns atletas estavam de roupa, inclusive eu. Estava tão quente de roupa que estava dificil esperar a largada na areia.

A natação
Logo que entrei na água e comecei a nadar, senti algo solto esbarrando no meu pé, pensei ser um saco plástico, afinal na baía de guanabara era possível. Nadando mais um pouco notei que era o velcro do porta-chip se soltando. Com 30segs de natação, ainda no meio do bolo de atletas, tive que parar para arrumá-lo, mas no turbilhão, entre socos e ponta-pés, só deu pra ajeitar mais ou menos. Perdi o bloco e uns 20segs, voltei a nadar forte tentando alcançar o bloco que estava comigo... fechei a primeira volta com 11:50, quando saí na areia aproveitei pra abaixar e arrumar definitivamente. Fui pra segunda volta e fechei com 24:10 a água com mais 1min até a área de transição. Total 25:17

A bike
Essa é a parte que me sinto "em casa", saí pra pedalar e logo encaixei o ritmo, mantendo uns 38km/h no aterro, subi o elevado e mantive a velocidade entre 39 e 42, caindo nas subidas. Após o retorno notei que havia vento pois a velocidade oscilava entre 32 e 35km/h. Comecei a passar muitos atletas, alguns descaradamente no vácuo, foi só aumentar o número de atletas e os pelotes de 3 e 4 atletas se formaram. Lamentável... Contei pelo menos 10 atletas que ultrapassei, e calculei ter entregue a bike em 16o. dos quase 100 atletas na prova. Total 1:08:30 incluindo as transições.

A corrida - o Inferno
Saí pra correr e senti as pernas boas, comecei com um pace de 4:35, que era mais ou menos o que esperava manter pros 10k. Resolvi deixar até cair um pouco pro primeiro km pra tentar deixar as pernas se acostumarem... mas depois de 2km, o corpor esquentou e o radiador ferveu. Parece que o sol inteiro caiu nas minhas costas. O ritmo despencou pra 5min/km, e foi caindo a cada km, pra 5:10, 5:15, 5:20.
Confirmei que tenho problemas correndo no calor, e que se quiser fazer provas com a temperatura acima de 30graus, tenho que treinar nesse tipo de clima.
Fechei a corrida pra 50:54, pace de 5:05, pior do que o pace que fiz no meio-iron, onde fiz a meia pra 1h:45min. Fui ultrapassado por 13 atletas e caí pra 29o. no geral.

Mas valeu como um ótimo treino pra Pira e pra me alertar das dificuldades que terei lá se esse ano o calor vier com força total.

Da trilopez ainda participaram da prova o Tanaka e o Robertinho, ambos também sentiram o calor, no entanto o Tanaka ainda fez uma boa corrida, fechando em 15o. lugar no geral. Só não pegou pódio, pq quase todos atletas da 15 primeiras posições eram da 30-34.

Camilinha tb fez a prova, e pra honrar a galera de Sampa (lembrando que ela é mineira) pegou pódio, sendo a 3a. mulher no geral, com 2:42 mesmo com percurso pesado da bike e o forte calor.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IM Hawaii, Pira 2010 e 5150

Semana fervilhando no mundo do triathlon. Sabadão tem o Mundial de IronMan no Hawaii (Kona). Nos sites de triathlon chovem informações direto da ilha, fotos, vídeos e entrevistas.
Essa é a prova do sonho de qualquer triatleta, e mesmo à distancia, acompanhando por twitter e sites, não perco por nada.  Irei acompanhar no twitter o @mundotrilive, o site ironman.com e outros que disponibilizarem videos ao vivo.

Minhas apostas são Chris Lieto no masculino abrindo vantagem na bike e dessa vez mantendo na corrida, e a unanimidade Chrissie Wellington que definitivamente não é desse mundo.
Muita sorte ao atleta da Trilopez Jorge Cammarata que com certeza irá nos representar muito bem.

Estou voltando a rotina e ao volume de treinos, bike e natação já estão a todo vapor. A corrida, por conta do joelho está indo conforme o corpo aguenta, sem muita pretensão. De qualquer forma, resolvi apostar e me inscrevi pro Long Distance em Pirassununga. Estava na dúvida entre o long e o short, mas resolvi apostar que o joelho resiste aos treinos até lá. Agora é treinar.

Ontem nós triatletas tivemos uma ótima notícia, a WTC, a mesma empresa que cuida das marcas Ironman e Ironman 70.3, criou mais um circuito, o 5150, que nada mais é do que um circuito de triathlon nas distâncias olímpicas (1,50 + 40 + 10 =51,50), porém sem vácuo, como acontece na ITU.
Isso é ótimo, pois vamos ter opção de mais uma distância para corrermos em etapas muito bem organizadas pelo mundo e por que não logo no Brasil. Tenho certeza que o Carlos Galvão, que já detém o direito de realizar o IM Floripa e IM 70.3 em Penha irá organizar uma prova do 5150 no Brasil.
Com certeza uma prova dessas por aqui nos fará esquecer o mal organizado Troféu Brasil de Triathlon, que já deveria se chamar hoje Troféu Santos de Triathlon, pois só tem etapas por lá.
Saiba Mais...

O Rainmaker está sorteando um Timex: 

domingo, 26 de setembro de 2010

Fim das férias - Retorno aos treinos rumo a Pira 2010

Volto ao trabalho amanhã e com a volta a rotina, fica mais fácil encaixar a rotina de treinos também. O joelho está bem melhor, já consigo correr 10k, vou progredir aos poucos para não inflamar novamente. Não sei se dará pra fazer os treinos de corrida conforme a planilha ou conforme eu gostaria para chegar no melhor da forma em novembro.
Não cheguei a ir a nenhum médico ou fisioterapeuta para ver a lesão. Como foi um problema que já tive no passado e já conheço, tratei por minha conta. Usei a  receita básica que funciona: muiiito gelo, pelo menos 3x ao dia por pelo menos 20min, muiiiito alongamento e NÃO parar totalmente, mantendo trotes de 20min.

A ideia de não parar totalmente apesar de ir contra o que a maioria dos médicos e fisioterapeutas recomendariam é simples. Quando você para totalmente voce perde alongamento, resistência, força e musculatura, então quanto tenta voltar, por mais que a inflamação tenha melhorado,  a tendência é voce estar mais encurtado (sem alongamento) e mais fraco, isso fará com que a exigência será maior nos tendões e portanto a inflamação pode piorar.
Fiquei quase um mes parado ou treinando muito leve, mas na ultima semana deu pra treinar um pouco melhor pra não sofrer muito no retorno a planilha.

Rumo a Pira, que era o planejamento. Pra 2011 irei rever se o melhor é voltar para provas de curta distâncias, que exigem menos de nossas articulações, além de ser mais emocionante na minha opinião.

Rio 2016